segunda-feira, 27 de julho de 2009

Historias_do_ônibus


Novos Passos - Carrocerias

Brasinca e Marcopolo

Brasinca

Fundada em 1949, a Brasinca S/A- Indústria Nacional de Carrocerias de Aço montou sua sede em São Caetano, SP e a seguinte diretoria: Sady Shueler Moura (presidente) Gastão Schueler Moura (vice-presidente).

Marcopolo
Fundada em 1949, no dia 6 de agosto, pelos irmãos Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz Nicola, a Carrocerias Nicola Manufaturas Metálicas S/A transformou-se, em 1974, em Marcopolo S/A Carrocerias e Ônibus. Está localizada em Caxias do Sul, RS, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre.

Apesar da distância, mais de mil quilômetros de seus principais fornecedores de matérias-primas e de seus maiores mercados - 52% das carrocerias produzidas são vendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás -, tornou-se um grande fornecedor de carrocerias, principalmente rodoviárias, de alta qualidade.

Do seu capital de 21,5 milhões de cruzeiros, em 1975, a Marcopolo tinha cerca de 1.500 acionistas, muitos deles funcionários da empresa. Em 1967, a empresa produziu 468 unidades; em 1968, 608 unidades, sempre em produção crescente.

Em 1967, o último dos irmãos Nicola, Dorval Antônio, deixou a empresa, unindo-se a seus dois irmãos que, em 1960, tinham fundado a fábrica de carrocerias Manufatura Furcare. No ano seguinte, o primeiro ônibus monobloco da Marcopolo é construído, sobre plataforma Mercedes-Benz 0-326. É aprovado em testes, entrando em produção normal.

Nessa época, construía-se os seguintes tipos de veículos urbanos: Veneza -carroceria convencional de ônibus urbano, interior com largura de 2,5 m que, por ter o teto em linhas retas, exibia janelas panorâmicas; Marcopolo Jr. -carroceria de microônibus sobre chassi Mercedes-Benz LO-608, com 28 lugares (versão urbana) ou 26 lugares (versão rodoviária de médio percurso) e 17 lugares (versão rodoviária de luxo) .Foi também proposto o modelo chamado Romeu e Julieta, um ônibus com reboque, mas que não teve aceitação.

Em 1970, o grupo Marcopolo constava das seguintes firmas: Marcopolo S/A Carrocerias e Ônibus ; Marcopolo Minas S/A; Carrocerias Eliziário S/A Industria e Comercio; Invel S/A Ônibus e Veículos Especiais; Carroceria Nicola S/A Manufaturas Metálicas.

Fonte Ônibus:

uma história do transporte coletivo e do desenvolvimento urbano no Brasi
Autor Waldemar Corrêa Stiel
São Paulo: Comdesenho Estúdio e Editora, 2001

Nenhum comentário: